Ginástica Localizada

Alguns princípios são fundamentais para o planejamento de uma boa aula de Ginástica

Localizada:

  • Objetivos
  • Organização das séries
  • Número de grupos musculares
  • Número de subséries
  • Especificidade do movimento
  • Princípio de sobrecarga

OBJETIVOS

Devem ser pré-determinados e devem atender as seguintes variáveis:

  • Grupamentos musculares que serão solicitados
  • Qualidades físicas
  • Materiais utilizados com recursos
  • Ritmo dos exercícios (determinado pelo batimento musical)

ORGANIZAÇÃO DAS SÉRIES

Como é do conhecimento da maioria das pessoas ligadas a atividade física, existem inúmeras técnicas de trabalho muscular, tais como Agonista/Antagonista, Localizadas por Articulação, Simples ou Alternada, Mista, etc... O número de séries e de subséries deverá estar de acordo com o que se pretende trabalhar. Se você quer uma série de força, ela deverá ter poucos repetições com maior carga. Quando o parâmetro a se trabalhar é a resistência, maior número de repetições e pouca carga. Por este motivo é muito importante o planejamento para que seja alcançado o objetivo de cada aula.

NÚMERO DE GRUPOS MUSCULARES

Deve-se estabelecer o número de grupamentos musculares que serão trabalhados para uma melhor distribuição da carga por grupo solicitado. Pra que isso ocorra é fundamental um bom conhecimento das funções anatômicas e cinesiológicas. Normalmente trabalha-se no máximo 3 grupos por sessão, duas a três vezes por semana para cada grupamento. Na sua tabela de microciclo distribua os grupamentos e avalie se o trabalho muscular está coerente.

NÚMERO DE SUBSÉRIES

É também fundamental a elaboração coerente do número de séries e repetições que você utilizará em sua aula .Isso dependerá de algumas variáveis, tais como o objetivo da aula, o número de grupamentos e a duração da aula.

ESPECIFICIDADE DOS MOVIMENTOS

Como o próprio título já sugere, os exercícios devem ser adaptados as necessidades anatômicas do grupamento solicitado. Os exercícios mais comumente utilizados hoje na Ginástica Localizada são coincidentemente os utilizados nas séries de musculação, apenas com a diferença do descanso ativo, mais largamente utilizado nesta atividade. As variações dos exercícios devem sempre obedecer a posições anatômicas específicas para evitar lesões articulares.

PRINCÍPIO DE SOBRECARGA

Como já sabemos, para se trabalhar com cargas é necessária uma adaptação músculo-tendinosa. A musculatura deve ser adaptada aos poucos as cargas propostas , de maneira que o aumento da força e da resistência seja gradativo e não haja sobrecargas desnecessárias as articulações. Lembre-se que um exercício tecnicamente bem executado oferece maior resultado, mesmo quando trabalhado com cargas inferiores. A segurança no trabalho muscular é fundamental. A saúde muscular depende diretamente de um trabalho bem planejado e executado.

QUALIDADES FÍSICAS EMPREGADAS

Atualmente, com as novas técnicas de aula influenciadas principalmente pela musculação, as qualidades físicas que podem ser desenvolvidas com a Ginástica Localizada são:

  • Resistência muscular localizada
  • Resistência ao lactato
  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória
  • Força
  • Hipertrofia muscular
  • Flexibilidade

A característica física trabalhada está diretamente ligada ao objetivo específico da aula.

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